9 curiosidades sobre o Pré-sal que você precisa saber

O Pré-sal é uma grande reserva de petróleo e de gás natural, localizada em águas ultraprofundas da costa brasileira, abaixo da camada de sal no fundo do Oceano Atlântico.

Confira abaixo nove curiosidades sobre o Pré-sal brasileiro e entenda por que a história de nosso país pode ser dividida entre antes e depois desse tesouro nacional!

 

  1. O Pré-sal brasileiro foi descoberto em 2006 e é a maior província petrolífera do planeta encontrada nos últimos 50 anos.
  2. As conquistas na região estão entre as mais relevantes da última década, em todo o mundo.
  3. Com frequência, a Petrobras tem descoberto petróleo do tipo leve, de excelente qualidade, alto valor comercial, e produção em larga escala.
  4. Por causa disso, o Brasil ocupa posição estratégica diante do imenso consumo de energia mundial.
  5. O Pré-sal se originou há mais de 100 milhões de anos, na separação dos continentes americano e africano: enquanto o Oceano Atlântico se formava entre eles, grandes volumes de matéria orgânica acumularam no local. Uma camada de sal se assentou ali e reteve a matéria, que se transformou em petróleo e gás natural por processos termoquímicos.
  6. Atualmente, a camada de sal chega a 2 mil metros de espessura. Para atuar com eficiência em águas ultraprofundas e alcançar as reservas de petróleo, a Petrobras desenvolveu tecnologia própria – e até então inexistente.
  7. Pioneiras, as tecnologias da estatal são tetracampeãs no maior reconhecimento tecnológico que uma empresa do setor pode receber: o Offshore Technology Conference (OTC) Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations, and Institutions.
  8. A Petrobras levou 45 anos para alcançar o primeiro milhão de barris de petróleo produzidos (1998) por dia. Apenas quatro anos depois, a estatal bateu a marca de 1,5 milhão de barris de petróleo extraídos diariamente.
  9. Em 2019, a Petrobras ultrapassou a marca de 3 milhões de barris de petróleo extraídos por dia, sendo que o Pré-sal foi responsável por 66,7% desse total.

 

O Pré-sal é o nosso passaporte para o futuro e é por isso que toda essa riqueza deve ficar com os brasileiros.

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Ninguém vai tão fundo quanto a Petrobras
Ninguém vai tão fundo quanto a Petrobras
Como a Petrobras chegou à maior descoberta de petróleo dos últimos 50 anos em todo o mundo? Uma coisa é certa, para se chegar à camada do Pré-sal (uma área...
Por que o governo está levando a Petrobras na contramão do mundo?
Por que o governo está levando a Petrobras na contramão do mundo?
O atual governo está conduzindo a Petrobras na contramão dos países mais desenvolvidos. Enquanto governos mais inteligentes e que também são detentores da exploração de petróleo em larga escala estão...
Não há monopólio do petróleo no Brasil desde 1997
Não há monopólio do petróleo no Brasil desde 1997
Uma coisa que muita gente talvez não saiba é que a produção e comercialização de derivados de petróleo deixaram de ser monopólio estatal em 1997, com a revogação da Lei...