O Pré-sal é uma grande reserva de petróleo e de gás natural, localizada em águas ultraprofundas da costa brasileira, abaixo da camada de sal no fundo do Oceano Atlântico.
Confira abaixo nove curiosidades sobre o Pré-sal brasileiro e entenda por que a história de nosso país pode ser dividida entre antes e depois desse tesouro nacional!
- O Pré-sal brasileiro foi descoberto em 2006 e é a maior província petrolífera do planeta encontrada nos últimos 50 anos.
- As conquistas na região estão entre as mais relevantes da última década, em todo o mundo.
- Com frequência, a Petrobras tem descoberto petróleo do tipo leve, de excelente qualidade, alto valor comercial, e produção em larga escala.
- Por causa disso, o Brasil ocupa posição estratégica diante do imenso consumo de energia mundial.
- O Pré-sal se originou há mais de 100 milhões de anos, na separação dos continentes americano e africano: enquanto o Oceano Atlântico se formava entre eles, grandes volumes de matéria orgânica acumularam no local. Uma camada de sal se assentou ali e reteve a matéria, que se transformou em petróleo e gás natural por processos termoquímicos.
- Atualmente, a camada de sal chega a 2 mil metros de espessura. Para atuar com eficiência em águas ultraprofundas e alcançar as reservas de petróleo, a Petrobras desenvolveu tecnologia própria – e até então inexistente.
- Pioneiras, as tecnologias da estatal são tetracampeãs no maior reconhecimento tecnológico que uma empresa do setor pode receber: o Offshore Technology Conference (OTC) Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations, and Institutions.
- A Petrobras levou 45 anos para alcançar o primeiro milhão de barris de petróleo produzidos (1998) por dia. Apenas quatro anos depois, a estatal bateu a marca de 1,5 milhão de barris de petróleo extraídos diariamente.
- Em 2019, a Petrobras ultrapassou a marca de 3 milhões de barris de petróleo extraídos por dia, sendo que o Pré-sal foi responsável por 66,7% desse total.
O Pré-sal é o nosso passaporte para o futuro e é por isso que toda essa riqueza deve ficar com os brasileiros.
Compartilhe a nossa campanha no Facebook
Siga-nos no Instagram