Conheça o mais produtivo e o mais promissor dos campos do Pré-Sal da Bacia de Santos

A Bacia de Santos, localizada entre o litoral sul do Rio de Janeiro e o litoral norte de Santa Catarina, é onde estão nove dos dez poços de petróleo mais produtivos do Pré-Sal brasileiro e do Brasil como um todo.

A produtividade deles é bastante acima da média mundial, com cerca de 25 mil barris/dia, em média, por poço perfurado.

Dois campos se destacam nesta importante bacia sedimentar e você irá conhecê-los agora.

 

Lula, o mais produtivo

O campo de Lula é o mais produtivo do Brasil na atualidade, com vazão diária média de 36 mil barris/dia. Na altura de Angra dos Reis, foi o primeiro poço produtivo do Pré-Sal, com seu plano piloto passando a produzir em outubro de 2010.

Descoberto em 2006, além de ser o maior produtor brasileiro de petróleo é também o maior produtor brasileiro de gás natural.

Em 2017, o consórcio BM-S-11, que tem 65% de ações da Petrobras, passou a produzir também em Lula Sul por meio do navio-plataforma P-66, que alcança 2.150 metros de profundidade.

A P-66 tem capacidade para processar 150 mil barris diários de petróleo e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

 

Mero, o mais promissor

O campo de Mero está localizado no Bloco de Libra. Os reservatórios de Libra estão entre os mais produtivos do mundo, com colunas de óleo que chegam a atingir 400 metros, a mesma altura do morro do Pão de Açúcar, famoso ponto turístico do Rio de Janeiro.

A exploração de Libra tem participação de 40% da Petrobras e exige soluções inovadoras para alcançar novas profundidades.

A primeira etapa foi o Teste de Longa Duração (TLD) do campo de Mero. A unidade flutuante de processamento (FPSO) avaliou o comportamento do poço. Ela processa até 50 mil barris/dia de petróleo e até 4 milhões de metros cúbicos de gás.

Soluções inéditas foram criadas para permitir a exploração desta jazida, pois os poços possuem altíssima pressão e profundidade, com grande presença de gás associado ao petróleo e também de gás carbônico. Assim, o bloco é pioneiro em novas tecnologias para exploração em águas cada vez mais profundas.

Tudo o que a Petrobras tem conquistado até agora vem da coragem, enquanto estatal, de desbravar áreas nunca exploradas, chegando mais longe no Pré-Sal e desenvolvendo soluções inovadoras para enfrentar novos desafios que surgem.

 

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Por que muitas o preço do etanol sobe quando a gasolina aumenta?
Por que muitas o preço do etanol sobe quando a gasolina aumenta?
A Petrobras não interfere no mercado e no preço do etanol. Essa precificação fica por conta do próprio setor. Infelizmente, é muito comum ver os cartéis de combustíveis aproveitarem a...
Privatizar as refinarias da Petrobras geraria mais competitividade? Não é bem assim!
Privatizar as refinarias da Petrobras geraria mais competitividade? Não é bem assim!
O Governo Federal quer privatizar as refinarias da Petrobras, e tenta convencer a população de que é algo bom. Cuidado para não cair no conto do açúcar refinado! “Conto do...
Em meio à crise internacional, a atual gestão da Petrobras falha em não priorizar o refino
Em meio à crise internacional, a atual gestão da Petrobras falha em não priorizar o refino
Em meio à maior crise internacional de petróleo dos últimos anos, a atual gestão da Petrobras parece não ter entendido o tamanho do problema e também o caminho correto que...