A Bacia de Santos, localizada entre o litoral sul do Rio de Janeiro e o litoral norte de Santa Catarina, é onde estão nove dos dez poços de petróleo mais produtivos do Pré-Sal brasileiro e do Brasil como um todo.
A produtividade deles é bastante acima da média mundial, com cerca de 25 mil barris/dia, em média, por poço perfurado.
Dois campos se destacam nesta importante bacia sedimentar e você irá conhecê-los agora.
Lula, o mais produtivo
O campo de Lula é o mais produtivo do Brasil na atualidade, com vazão diária média de 36 mil barris/dia. Na altura de Angra dos Reis, foi o primeiro poço produtivo do Pré-Sal, com seu plano piloto passando a produzir em outubro de 2010.
Descoberto em 2006, além de ser o maior produtor brasileiro de petróleo é também o maior produtor brasileiro de gás natural.
Em 2017, o consórcio BM-S-11, que tem 65% de ações da Petrobras, passou a produzir também em Lula Sul por meio do navio-plataforma P-66, que alcança 2.150 metros de profundidade.
A P-66 tem capacidade para processar 150 mil barris diários de petróleo e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.
Mero, o mais promissor
O campo de Mero está localizado no Bloco de Libra. Os reservatórios de Libra estão entre os mais produtivos do mundo, com colunas de óleo que chegam a atingir 400 metros, a mesma altura do morro do Pão de Açúcar, famoso ponto turístico do Rio de Janeiro.
A exploração de Libra tem participação de 40% da Petrobras e exige soluções inovadoras para alcançar novas profundidades.
A primeira etapa foi o Teste de Longa Duração (TLD) do campo de Mero. A unidade flutuante de processamento (FPSO) avaliou o comportamento do poço. Ela processa até 50 mil barris/dia de petróleo e até 4 milhões de metros cúbicos de gás.
Soluções inéditas foram criadas para permitir a exploração desta jazida, pois os poços possuem altíssima pressão e profundidade, com grande presença de gás associado ao petróleo e também de gás carbônico. Assim, o bloco é pioneiro em novas tecnologias para exploração em águas cada vez mais profundas.
Tudo o que a Petrobras tem conquistado até agora vem da coragem, enquanto estatal, de desbravar áreas nunca exploradas, chegando mais longe no Pré-Sal e desenvolvendo soluções inovadoras para enfrentar novos desafios que surgem.
Compartilhe a nossa campanha no Facebook
Siga-nos no Instagram