O uso do petróleo vai além do tanque de combustível

O uso mais conhecido do petróleo é na fabricação de combustível.

A maioria das pessoas associa imediatamente com gasolina e óleo diesel. No entanto, a lista de derivados vai muito além disso.

O petróleo é um combustível fóssil, o que significa que é formado a partir de matéria orgânica que passou por transformações químicas durante milhões de anos. Ele se localiza em rochas sedimentares.

Aos ser extraído dos poços ou plataforma, é separado de água e gás (esse gás que pode ter aplicação comercial, como o gás natural). A partir daí, é levado para terminais de onde é encaminhado às refinarias.

No processo de refino, são retirados vários derivados com pontos diferentes de temperatura. Além dos combustíveis como diesel e gasolina, saem dali óleo combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP, ou gás de cozinha), querosene de aviação, nafta (matéria prima da indústria petroquímica) e o betume (ou piche).

Além disso, o petróleo dá origem a diversos outros produtos como fertilizantes, plásticos, tintas, borrachas e parafina, com muitas aplicações.

Na sua casa, no trabalho, na rua ou em qualquer lugar onde ocorreu a interferência do ser humano, haverá inúmeros produtos e materiais que levam algum tipo de derivado do petróleo.

São produtos essenciais para a indústria e para a agropecuária, setores essenciais para a economia do nosso país.

Segundo especialistas, por mais que novas fontes energéticas de baixo carbono (menos poluentes) sejam desenvolvidas, o petróleo continuará sendo relevante por várias décadas.

a Petrobras é deixar o Brasil cada vez mais dependente dos interesses estrangeiros.

Pela soberania de produção de toda essa linha de produtos e por seu papel estratégica na Economia do Brasil, é importante que a Petrobras siga estatal e do povo brasileiro!

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

A Petrobras é produtiva? É sim, senhor!
A Petrobras é produtiva? É sim, senhor!
Imagine você que na década de setenta, a Petrobras produzia 41 mil barris de petróleo por dia. Nesse período, durante a ditadura militar, ainda se descobria, no Brasil, as possibilidades...
Privatizar unidades do Sistema Petrobras acaba com empregos no Brasil e gera em outros países
Privatizar unidades do Sistema Petrobras acaba com empregos no Brasil e gera em outros países
O Brasil passa por um processo de desindustrialização acelerado. Significa dizer que há uma mudança social e econômica em curso no país. A consequência dessa agenda é a redução da...
A Petrobras é uma engrenagem para o Brasil, se continuar nacional
A Petrobras é uma engrenagem para o Brasil, se continuar nacional
Uma estatal que é a cara do Brasil. Assim a Petrobras construiu sua história e se tornou a maior empresa do país.