Petrobras: DNA estatal que cuida das variadas espécies que habitam o Brasil

A Petrobras atua na exploração de recursos naturais (petróleo e gás natural) e, por ser estatal, sabe a importância de reduzir o impacto de suas ações no meio ambiente.

Para entender a importância desse DNA estatal, conheça seis projetos que integram o Programa Petrobras Socioambiental:

 

Projeto Albatroz

Além de proteger os albatrozes (aves marinhas de grande envergadura), o projeto cuida também dos petréis (aves marinhas de menor porte).

Ambos ajudam na conservação do ciclo de nutrientes dos locais onde vivem, e participam do equilíbrio populacional de diversos habitantes marinhos – uma função essencial ao meio ambiente.

Graças às ações efetivas do Projeto, o albatroz-de-sobrancelha-negra está fora da lista dos ameaçados de extinção!

 

Projeto Baleia Jubarte

As baleias jubartes são fundamentais para evitar mudanças climáticas e para o ambiente marinho, mas também já estiveram ameaçadas de extinção.

Após 24 anos de patrocínio da estatal, o projeto contribuiu para a recuperação da espécie. Antes, elas eram apenas mil baleias na costa brasileira, e hoje são mais de 20 mil!

 

 

Projeto Coral Vivo

Os recifes de coral são importantes ecossistemas, que servem como fonte de alimentação e abrigo para uma variedade de corais e espécies marinhas (incluindo 25% das espécies de peixes), em cerca de 2.600 quilômetros de extensão do litoral brasileiro.

Desde 2003, o projeto Coral Vivo desenvolve ações de educação ambiental para disseminar conhecimento, e atua no estudo e preservação de corais e ambientes coralíneos!

 

Projeto Golfinho-Rotador

Os golfinhos têm diminuído significativamente em diversas regiões da costa brasileira. Porém, em Fernando de Noronha (PE), onde são muito frequentes, o Projeto Golfinho-Rotador vem obtendo sucesso na perpetuação dessa população, desde 1990!

Criado para preservar os golfinhos da região, o projeto também coopera na geração de renda do arquipélago, por meio de atividades de turismo ecológico e sustentável.

 

Projeto Meros do Brasil

Os peixes meros servem como relevantes indicadores de qualidade do habitat onde vivem.

Eles são protegidos pelo Projeto Meros do Brasil, que também cuida dos ambientes habitados pela espécie (como manguezais, recifes de coral e outros ambientes rochosos), e ainda atua na educação ambiental e na pesquisa científica.

 

Projeto Tamar

As cinco espécies de tartarugas-marinhas encontradas na costa brasileira são protegidas da extinção, graças ao Projeto Tamar (fundado em 1980).

O patrocínio da Petrobras começou em 1982, e de lá para cá mais de 40 milhões de tartarugas foram soltas no mar! Saiba mais sobre esse apoio.

O projeto é mundialmente reconhecido por recuperar as populações das espécies em parcerias com pescadores e comunidades.

 

DNA estatal

Somente uma empresa criada para cuidar do Brasil pode cuidar efetivamente da preservação da natureza, dos diversos ecossistemas, e das variadas espécies que habitam nosso país.

O Programa Petrobras Socioambiental não é só um compromisso com o meio ambiente. É resultado do DNA estatal da maior companhia brasileira: a Petrobras!

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

A Petrobras está deixando de ser uma empresa integrada (e isso é muito ruim para o Brasil)
A Petrobras está deixando de ser uma empresa integrada (e isso é muito ruim para o Brasil)
A maioria as empresas petrolíferas do mundo, sejam estatais ou privadas, são integradas. Quando o preço do petróleo cai no mercado internacional (por causa de guerras ou de redução do...
Governo segue desmanchando a Petrobras: alvo agora é a Gaspetro
Governo segue desmanchando a Petrobras: alvo agora é a Gaspetro
O governo brasileiro continua seu projeto de desmonte da Petrobras. O alvo agora é a Gaspetro, subsidiária do setor de distribuição de gás natural, cujo processo de venda da participação...
Em meio à crise internacional, a atual gestão da Petrobras falha em não priorizar o refino
Em meio à crise internacional, a atual gestão da Petrobras falha em não priorizar o refino
Em meio à maior crise internacional de petróleo dos últimos anos, a atual gestão da Petrobras parece não ter entendido o tamanho do problema e também o caminho correto que...