Petrobras leva responsabilidade social a sério

A Petrobras possui sólidos programas de responsabilidade social e ambiental.

Esses projetos têm como objetivo diminuir ao máximo os impactos de sua atividade econômica nas comunidades onde atua, buscando sustentabilidade e uma transição para uma matriz energética de baixo carbono.

Na área de responsabilidade social, a estatal possui uma lista de nove princípios básicos de atuação, que envolvem identificação e análise de riscos sociais da atuação com a sociedade e meio ambiente, integração de questões de responsabilidade social nos negócios e nas decisões da companhia e respeito a direitos humanos, combatendo a discriminação de todas as formas.

Neles também consta a transparência no diálogo com as comunidades da área de abrangência da atuação e o investimento em programas de projetos socioambientais nessas comunidades.

Outro eixo dos princípios é relacionado à transparência, com atuação em emergências, conflitos e crises e comunicação com públicos de interesse.

E, finalmente, contribuição para desenvolvimento sustentável e mitigação de mudanças climáticas, alinhando com acordos que o Brasil é signatário no meio ambiente.

Tudo isso com pleno conhecimento da força de trabalho.

A partir desses princípios, a Petrobras também criou uma política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Esta é baseada em premissas de transparência, cuidado mútuo, identificação e redução de impactos ambientais e na saúde, treinamento para situações de emergência e extensão para parceiros e fornecedores desses princípios.

 

Controle de riscos

Com isso, a empresa possui diretrizes, num total de 15, que avaliam riscos, exigem cumprimentos de leis para operação e novos negócios, e usa de capacitação e comunicação transparente para evitar acidentes e, caso eles ocorram, possam ter impactos reduzidos, avaliados e permitam a melhoria de todos os processos dentro da Petrobras.

Todas essas medidas foram frutos de décadas de aprimoramento de mentalidade e de processos dentro da Petrobras, que é hoje uma das empresas petrolíferas mais corretas ambientalmente do mundo e com políticas de responsabilidade social e ambientais de ponta. Pois é mais que petróleo, é desenvolvimento humano.

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

O Brasil precisa da Petrobras. Os brasileiros precisam das estatais
O Brasil precisa da Petrobras. Os brasileiros precisam das estatais
A desigualdade social é uma herança histórica do Brasil. Em países subdesenvolvidos como o nosso, o capitalismo de consumo atua com mais intensidade e dificulta, inclusive, a execução de programas...
A pressão para subir o preço dos combustíveis vem de todos os lados
A pressão para subir o preço dos combustíveis vem de todos os lados
Que o mundo está interligado, não é novidade. Por isso, muita coisa que acontece na Europa respinga na América do Norte; ou o que acontece no Oriente Médio tem reflexos...
Não foi a privatização que popularizou a telefonia, foi a tecnologia
Não foi a privatização que popularizou a telefonia, foi a tecnologia
Setores das elites da sociedade que defendem a entrega do patrimônio público para a iniciativa privada costumam usar a privatização da telefonia como exemplo de “sucesso”. De forma proposital, eles...