Petrobras produz muito mais do que combustíveis

Muitas pessoas acreditam que a Petrobras produz apenas combustíveis. Mas a atuação dela vai muito além.

Diariamente, a estatal produz uma grande quantidade de produtos e materiais diversificados, que atendem várias áreas do setor produtivo, comércio, indústria, e até o consumidor final.

Entre os produtos mais famosos que a empresa produz estão obviamente os combustíveis (gasolina, óleo diesel e gás natural veicular) e os lubrificantes. Além disso, na linha veicular há o Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32), que é obrigatório para reduzir a poluição emitida pelos escapamentos de veículos pesados.

Na linha doméstica, também estão dois produtos que fazem parte do dia a dia de milhões de brasileiros: o gás natural e o gás liquefeito de petróleo (GLP), utilizados na cozinha e no aquecimento doméstico, entre outras funções.

O gás natural é a área de atuação da Gaspetro, subsidiária que está na lista de patrimônios que o governo brasileiro quer entregar para estrangeiros. A empresa é acionista de diversas distribuidoras pelo país.

A estatal também produz combustíveis de aviação (querosene e gasolina) e produtos marítimos (Diesel Verana, Diesel Marítimo, Lubrificantes), além do serviço de Bunker (abastecimento de embarcações).

Ainda no setor de combustíveis, há o Diesel Não Rodoviário, que é utilizado em locomotivas ferroviárias, usinas termelétricas e alguns tipos de mineração.

Para a indústria, além de combustíveis e lubrificantes, a Petrobras produz solventes, enxofre, extratos aromáticos, parafina e o coque verde de petróleo. Este último é um insumo bastante utilizado na indústria siderúrgica, especialmente no processamento de alumínio e titânio. Além de tudo isso, há a produção de nafta, ureia e amônia.

Dentro da política de desmonte da estatal, o governo brasileiro fechou a Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR), empresa produtora de fertilizantes nitrogenados. Outras duas Fafens, na Bahia e no Sergipe, foram arrendadas por dez anos, com possibilidade de renovação por mais dez à Proquigel, empresa do grupo Unigel. Os fertilizantes nitrogenados são importantíssimos para a agricultura e pecuária, e a necessidade de importação desses produtos pode inviabilizar setores inteiros da economia nacional.

 

Energia e biodiesel

A Petrobras possui 20 usinas termelétricas e tem também uma usina eólica e uma usina solar, atuando no setor de geração de energia elétrica.

A gestão da estatal havia parado de fazer novos investimentos em tecnologia de energias limpas, estacionando o desenvolvimento de novas usinas. Porém, em 2019, uma nova linha de financiamento do Banco Mundial para energia solar e painéis fotovoltaicos fez com que a empresa prometesse mais investimentos na área.

Na contramão das empresas que mais crescem no mundo, a diretoria da Petrobras pretende encerrar a participação no setor de biodiesel. Atualmente, as usinas de Montes Claros (MG) e Candeias (BA) seguem em funcionamento, enquanto a de Quixadá (CE) já está fechada.

A medida equivocada prejudicará o abastecimento deste tipo de combustível (alternativa mais limpa em relação ao diesel tradicional) e também os pequenos agricultores fornecedores de matéria-prima.

A direção da Petrobras e o governo brasileiro precisam abandonar as políticas de curto prazo e focar no futuro. Seria bom para o Brasil e para o meio ambiente.

 

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Vale tudo para vender as refinarias da Petrobras
Vale tudo para vender as refinarias da Petrobras
Não é novidade que atualmente a Petrobras é administrada por financistas. Isso quer dizer que o pessoal que está por lá segue a cartilha do mercado econômico e pouco ou...
Os royalties da Petrobras são essenciais
Os royalties da Petrobras são essenciais
Você sabia que a Petrobras paga à União (Governo Federal), estados e municípios um valor em dinheiro para ter o direito de explorar o petróleo. Essa espécie de compensação leva...
Como a privatização da Petrobras ameaça o Projeto Tamar
Como a privatização da Petrobras ameaça o Projeto Tamar
Criado em 1980, o Projeto Tamar é uma das mais vitoriosas iniciativas de conservação marinha do planeta. Surgiu num período em que as tartarugas marinhas estavam ameaçadas de extinção e,...