Pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta para a produção da camada pré-sal, a Petrobras é tricampeã no prêmio Distinguished Achievement Award, da Offshore Technology Conference (OTC).
Conheça os cinco marcos pioneiros na indústria de óleo e gás premiados em 2019, referentes ao bloco de Libra (RJ):
1. Reaproveitamento do gás carbônico produzido para aumentar a produtividade do reservatório: evita a emissão de CO2 na atmosfera.
2. Recorde mundial de produção em um único poço: os 60 mil barris de óleo equivalente (boed) produzidos em um só poço comprovaram a alta produtividade da área e a excelência do reservatório, mesmo em condições desafiadoras.
3. Dutos de 8 polegadas (cerca de 20 cm) aumentam a produção em 15 mil boed: o uso inédito suportou maior pressão e vazão de petróleo em águas ultraprofundas.
4. Pré-lançamento de linhas flexíveis (dutos) com flutuadores em águas ultraprofundas: antecipou em 43 dias a produção do poço por permitir a instalação da estrutura de equipamentos submarinos antes da chegada do navio-plataforma Pioneiro de Libra.
5. Turret (torre) com a maior capacidade de carga vertical: além de sustentar 700 toneladas de linhas submarinas (peso de quatro Boeings 747), permite à embarcação a ele encorada girar no próprio eixo e manter o alinhamento, sem emaranhar tubulações e cabos conectados a ela, por exemplo.
A Petrobras com o Brasil é tecnologia nacional. E reconhecimento internacional.
Veja também Petróleo e gás: empresa privada x estatal 3 diferenças você precisa saber – mas ninguém te conta