Por que muitas o preço do etanol sobe quando a gasolina aumenta?

preço do etanol

A Petrobras não interfere no mercado e no preço do etanol. Essa precificação fica por conta do próprio setor.

Infelizmente, é muito comum ver os cartéis de combustíveis aproveitarem a alta da gasolina para aumentar seu lucro com o aumento da demanda pelo etanol.

Eles sabem que grande parte da população que utiliza veículos com motor flex (que permite gasolia e etanol) irá optar pelo etanol.

Prevendo esse aumento de demanda (procura), esses grupos econômicos sobem o preço do etanol para aumentar suas margens de lucro.

O detalhe é que na maioria das vezes o biocombustível não apresentou nenhum tipo de reajuste nas usinas ou distribuidoras.

Ou seja: puro oportunismo.

 

E o preço da gasolina sobe com o aumento do etanol?

Nesse caso, sim. O preço da gasolina é formado pela somatória de alguns itens:

:: 12% distribuição e revenda;

:: 11% custo do etanol e anidro;

:: 29% custo do ICMS;

:: 16% Cide e Pis/Cofins (União);

:: 32% realização Petrobras.

 

Por lei, a gasolina comum é composta por 27% de etanol. Logo, se o preço do biocombustível no setor estiver mais baixo, ele irá influenciar na precificação da gasolina. Ou seja, essa oscilação (para mais ou para menos), impacta no preço final da gasolina.

 

Etanol pode ser alternativa diante da alta do preço da gasolina?

Sim, mas depende da região, pois há limitadores geográficos, já que a maioria das usinas de álcool estão concentradas no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. Ou seja, no Nordeste, por exemplo, o preço fica elevado.

Segundo especialistas, o uso do etanol é vantajoso quando seu valor for menor que 0,7 vezes o da gasolina.

Mas, mesmo existindo demanda interna para o setor, houve redução da produção de etanol quando a política de controle de preços da gasolina vigorou no Brasil.

Se, por um lado, o preço do derivado do petróleo estava vantajoso, em contrapartida, aconteceu o desaquecimento do setor do biocombustível.

Outro fator que pesa na questão do etanol é que praticamente não há mercado internacional para o combustível. Basicamente só Brasil e Estados Unidos o produzem em larga escala.

 

Etanol

Produzido especialmente via fermentação de açúcares, o etanol é um biocombustível utilizado em motores para substituir especialmente à gasolina e em contraponto a outros combustíveis fósseis.

O Brasil e o etanol:

:: Somos pioneiros na produção e utilização em larga escala de etanol combustível desde o fim da década de 1970;

:: Hoje o Brasil é o segundo maior produtor mundial;

:: Há etanol anidro: componente de mistura na formação da gasolina comum;

:: E etanol hidratado: comercializado em todo o país como um combustível acabado;

:: Para evitar fraude, o etanol anidro recebe corantes laranja, que só podem ser adquiridos pelos agentes regulados específicos e devem ser registrados junto à Agência Nacional do Petróleo;

:: As especificações do etanol, em todas as formas permitidas (teor de pureza, normas de comercialização e de adição de corantes) são estabelecidas pela Resolução ANP n° 19/2015;

:: O etanol como combustível reduz a emissão de gases de efeito estufa e reduz a dependência energética de combustíveis fósseis.

 

Preço nas bombas foi o maior em seis anos

O preço da gasolina disparou e marcou os últimos meses de 2019. Porém, o setor do etanol foi oportunista e prejudicou os consumidores, principalmente porque os produtores se aproveitaram das oscilações no derivado do petróleo e puxaram para cima a precificação do etanol.

Com o aumento do consumo e da procura pelo biocombustível, a alta foi histórica e atingiu maior cotação dos últimos seis anos no Brasil.

Isso colaborou para o aumento da gasolina.

Veja também Baixar o preço da gasolina ? Basta o governo querer!

Compartilhe a nossa campanha no Facebook

Siga-nos no Instagram

 

 

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Não há monopólio do petróleo no Brasil desde 1997
Não há monopólio do petróleo no Brasil desde 1997
Uma coisa que muita gente talvez não saiba é que a produção e comercialização de derivados de petróleo deixaram de ser monopólio estatal em 1997, com a revogação da Lei...
“Passando a boiada”: venda da Petrobras Biocombustível (PBIO) na pandemia é estratégia para não chamar a atenção
“Passando a boiada”: venda da Petrobras Biocombustível (PBIO) na pandemia é estratégia para não chamar a atenção
Em maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a gravação de uma reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e seus ministros, ocorrida em abril de 2020....
Como um conflito entre EUA e Irã pode afetar o Brasil (que está reduzindo o refino de petróleo)
Como um conflito entre EUA e Irã pode afetar o Brasil (que está reduzindo o refino de petróleo)
Um ataque dos Estados Unidos (EUA, autodenominada a “maior potência do planeta”) no Iraque (país do Oriente Médio) mata o principal chefe militar do Irã (quinto maior produtor de petróleo...