Privatização da Petrobras : O retorno do Brasil Colônia

Privatização da Petrobras
Desde 1997, a produção e comercialização de derivados de petróleo deixaram de ser monopólio da Petrobras. Porém, até hoje, o Brasil não recebeu investimentos pesados de qualquer grande empresa internacional do setor. 
 
Isso porque a logística nacional de oleodutos é regionalizada: foi estabelecida para desenvolver diferentes regiões do país – e não diferentes empresas! Por mais de duas décadas esse sistema esteve disponível para o capital estrangeiro, mas foi considerado desinteressante e (claro!) pouco lucrativo.
Então, por que querem a privatização da Petrobras?
Diversos países pelo mundo têm incentivado fortemente a produção de veículos movidos a energia limpa (como os elétricos), ao mesmo tempo que estabelecem metas rígidas para o controle da emissão de poluentes. As empresas petrolíferas nestes países já começaram a sofrer.
 
Enquanto isso, o transporte de cargas no Brasil é majoritariamente rodoviário, temos a terceira maior frota de veículos motorizados no mundo e uma infraestrutura para veículos elétricos insignificante. Ou seja, tudo o que uma empresa estrangeira do setor poderia querer.
 
Não há razão para privatização da Petrobras. O que há nessa ideia é o rebaixamento do Brasil: de um grande produtor petrolífero para uma colônia de exploração.
 
A Petrobras é desenvolvimento regional. É nacional.

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Petrobras = Uso consciente da água todos os dias. Em todas as atividades.
Petrobras = Uso consciente da água todos os dias. Em todas as atividades.
💧 💧 Água é um recurso indispensável para as operações da Petrobras. 💧 👩‍🏭 👨‍🚒 🚰A estatal utiliza água doce em variadas atividades, como geração de vapor, combate a incêndio, dessalgação de petróleo, consumo...
Países inteligentes não abrem mão de setores estratégicos
Países inteligentes não abrem mão de setores estratégicos
🙅‍♀️ Países inteligentes não abrem mão de setores estratégicos. Estudos da Comissão Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que a participação de estatais nesses...
Querem tirar a Petrobras do pré-sal.  Querem tirar o pré-sal do Brasil
Querem tirar a Petrobras do pré-sal. Querem tirar o pré-sal do Brasil
Em 2016, Michel Temer sancionou uma lei que tirou da Petrobras a exclusividade na exploração do Pré-sal. Essa manobra fez o Brasil perder 50 bilhões de reais só no campo...