Sabia que a companhia mais lucrativa do mundo é uma estatal do petróleo?

estatal mais lucrativa

Sim! É possível ser estatal, lucrativa e estar acima das companhias mais valiosas do mundo.

Este é o caso da Saudi Aramco. E não porque ela controla a segunda maior reserva de petróleo do planeta. Nem porque extrai mais de 10 milhões de barris diariamente.

Décadas atrás, a atual localização das unidades produtoras da estatal era dominada por camelos e beduínos, no deserto da Arábia Saudita. Graças às imensas reservas de petróleo descobertas e ao baixo custo da extração, a Aramco gera lucro como nenhuma outra empresa do planeta: em 2018, foram R$ 433 bilhões – rendimento maior que AppleAmazon e Alphabet (Google) juntas.

A Aramco só conquistou tudo isso porque é uma estatal e, portanto, detém o monopólio de todo petróleo do país e possibilidade de extrair petróleo a baixo custo.

mineral é o carro-chefe e principal fonte de renda da Arábia, que concede aos seus cidadãos subsídios elevados para alimentação e combustível. Só no primeiro semestre de 2019, a estatal pagou quase US$ 46,9 bilhões em dividendos ao Estado saudita, e sua contribuição ao custeio geral dos gastos do reino faz da Arábia Saudita um dos países mais ricos do mundo.

Essa poderia ser a história do Brasil. Assim como a Arábia Saudita, temos imensas reservas de petróleo (especialmente no Pré-sal). Como estatal, a Petrobras também tem custo de extração menor do que se fosse privada, e acesso aos melhores campos de petróleo.

O PIB brasileiro é fortemente impactado pelo setor de petróleo e gás e os royalties pagos às regiões produtoras também geram renda, desenvolvimento e cidadania a milhões de pessoas.

Não há razão para privatizar a Petrobras. O que há nessa ideia é ganância, antinacionalismo e falta de compromisso com o povo brasileiro.

A Petrobras é riqueza. É valor. É futuro.

 

Confira também 10 pontos para provar que a privatização não reduzirá a dívida da Petrobras

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Supercomputador da Petrobras vai transformar o Brasil – e o mundo.
Supercomputador da Petrobras vai transformar o Brasil – e o mundo.
Santos Dumont é o maior supercomputador da América Latina: em apenas 1 segundo, processa cerca de 4 trilhões de dados (volume para 4 milhões de laptops trabalhando em conjunto). E...
10 Coisas sobre a greve dos petroleiros que a velha mídia tentou esconder de você
10 Coisas sobre a greve dos petroleiros que a velha mídia tentou esconder de você
A velha mídia fez o que pôde para esconder a maior greve dos petroleiros desde a histórica paralisação de 1995. Mesmo assim a greve dos funcionários da Petrobras aconteceu e...
Petrobras: mais de 7 mil alunos brasileiros no programa Ciência Sem Fronteiras.
Petrobras: mais de 7 mil alunos brasileiros no programa Ciência Sem Fronteiras.
Ao longo do programa Ciência sem Fronteiras, a Petrobras garantiu que cerca de 7.300 alunos brasileiros, de graduação e pós-graduação, pudessem estudar em instituições renomadas de 43 países. Financiados pela...