Sustentabilidade: A Petrobras não é só petróleo

Sustentabilidade e a Petrobras

A agenda sustentável só entrou na pauta mundial nas décadas de 1980 e 1990. Já no Brasil, a preocupação ambiental sempre moveu a Petrobras.

Nos anos 1970, todo o planeta enfrentou um colapso energético devido às fortes oscilações no preço do petróleo. Sendo um dos maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, desenvolvemos o Programa Proálcool (gerador do etanol) e abatemos dois problemas: a crise dos usineiros de açúcar e a dependência do petróleo importado.

O Brasil foi um dos poucos países a substituir o chumbo-tetraetila na gasolina por etanol. O Proálcool se tornou referência mundial como energia renovável e redutor de CO2, e a Petrobras foi essencial para sua consolidação, garantindo o armazenamento e a distribuição do biocombustível.

A estatal investe em pesquisa e produção de fontes alternativas de energia, como hidroelétricas, termelétricas, usinas eólicas e de energia solar, além de eficiência energética, cogeração, geração com biomassa, comercialização de energia.

Mais que buscar a independência do Brasil sobre o consumo de petróleo, a Petrobras se destaca por sua contribuição ambiental.

Privatizá-la será bom para quem?

Ela é sustentabilidade. É soberania nacional.

 

Confira também Acidentes ambientais: O jogo sujo para manchar a reputação da Petrobras

 

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

Gasolina tá cara? A culpa não é da Petrobras
Gasolina tá cara? A culpa não é da Petrobras
😠  É muito comum colocarem a culpa na Petrobras pelo alto preço da gasolina. Mas ela é mesmo responsável? 🤔 💲 O valor que o consumidor paga nos postos de...
No ar, na terra, na água e no fogo
No ar, na terra, na água e no fogo
A energia da Petrobras está por toda parte: petroquímica, gás natural, gás-química, energia elétrica, biocombustíveis. Ela explora, produz, refina, comercializa, transporta e distribui derivados de petróleo. Líder no setor, produz...
24 bilhões para estados, municípios e Governo Federal
24 bilhões para estados, municípios e Governo Federal
Você sabia que para explorar petróleo e gás (que são recursos não renováveis), a Petrobras paga uma compensação financeira a estados, municípios e ao Governo Federal. São os chamados royalties....