Sustentabilidade: A Petrobras não é só petróleo

Sustentabilidade e a Petrobras

A agenda sustentável só entrou na pauta mundial nas décadas de 1980 e 1990. Já no Brasil, a preocupação ambiental sempre moveu a Petrobras.

Nos anos 1970, todo o planeta enfrentou um colapso energético devido às fortes oscilações no preço do petróleo. Sendo um dos maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, desenvolvemos o Programa Proálcool (gerador do etanol) e abatemos dois problemas: a crise dos usineiros de açúcar e a dependência do petróleo importado.

O Brasil foi um dos poucos países a substituir o chumbo-tetraetila na gasolina por etanol. O Proálcool se tornou referência mundial como energia renovável e redutor de CO2, e a Petrobras foi essencial para sua consolidação, garantindo o armazenamento e a distribuição do biocombustível.

A estatal investe em pesquisa e produção de fontes alternativas de energia, como hidroelétricas, termelétricas, usinas eólicas e de energia solar, além de eficiência energética, cogeração, geração com biomassa, comercialização de energia.

Mais que buscar a independência do Brasil sobre o consumo de petróleo, a Petrobras se destaca por sua contribuição ambiental.

Privatizá-la será bom para quem?

Ela é sustentabilidade. É soberania nacional.

 

Confira também Acidentes ambientais: O jogo sujo para manchar a reputação da Petrobras

 

Compartilhe o post no Facebook

Compartilhe no Instagram

Passado, Presente e Futuro: A Petrobras é tudo isso e muito mais

A Petrobras cuida de quem está na luta contra o Coronavírus!
A Petrobras cuida de quem está na luta contra o Coronavírus!
O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) é um dos maiores complexos mundiais de estudo aplicado à indústria de energia do mundo. Na luta contra o novo Coronavírus (Covid-19), a estatal doou...
Baixar o preço da gasolina ?  Basta o governo querer!
Baixar o preço da gasolina ? Basta o governo querer!
O governo federal MENTE quando diz que a privatização da Petrobras baixará o preço da gasolina . Veja:   – A gestão da estatal usa como base o preço de...
Petróleo na Guiana: Futuro desperdiçado que serve de exemplo para o Brasil
Petróleo na Guiana: Futuro desperdiçado que serve de exemplo para o Brasil
🛢A América do Sul tem se destacado na indústria petrolífera mundial. Depois da Venezuela e do Brasil, chegou a vez da Guiana ganhar visibilidade!   🙆‍♂️As reservas de petróleo descobertas...